O marketing de conteúdo é uma das principais atividades para você trabalhar o conteúdo de forma estratégica. Quando falamos em marketing de conteúdo e funil de vendas, estamos falando de como estabelecer uma comunicação rica e eficaz para o público em cada etapa do processo de compra.
É preciso prestar atenção no planejamento, identificando em qual etapa do processo de compra o seu cliente está e como conversar com ele. Entendendo que o ciclo de venda faz parte do processo da criação de conteúdo.
Neste blog post você vai saber o que é marketing de conteúdo e como usá-lo de forma eficiente em cada etapa do funil de vendas.
Vamos lá? Boa leitura!!
O que é marketing de conteúdo?
Primeiramente vamos entender o que é o marketing de conteúdo.
Este termo muito utilizado no mundo digital, começou com a John Deere em 1895, onde a marca criou a revista The Furrow, para informar os trabalhadores que tivessem interesse em qualificar os seus negócios.
Logo depois no ano de 1900 a Michelin, lançou o Guia Michelin onde indicava os principais restaurantes e assim fazia com que as pessoas usassem mais os carros e consequentemente elas precisariam mais dos serviços da empresa.
Viu como é interessante o surgimento do marketing de conteúdo? Podemos perceber através da história que o marketing de conteúdo é um tipo de marketing onde é você utiliza o conteúdo para atrair, educar e vender.
Dessa maneira, muitas empresas fazem marketing de conteúdo para educar a pessoa até a compra. Dessa forma, a empresa atrai o público, conversa, educa, guia-o, passando por todas as etapas do funil de vendas até chegar a compra. Tudo feito com estratégias de marketing utilizando conteúdo.
Personas: como descobrir o seu público ideal?
Antes de vender algum produto ou serviço é preciso entender com quem você está falando. Quais os interesses, necessidades e comportamento do seu público? Você responderia essa pergunta com certeza? É fundamental que primeiro você entenda para quem você está falando para depois identificar o que falar e como falar.
Não adianta aplicar as estratégias de conteúdo se você não conhece bem o seu público. Mas como fazer isso? É aí que entra o que chamamos de persona, ou seja, o modelo do cliente ideal. A persona é uma pessoa que você cria baseada em pesquisa e informações reais sobre o seu público, só que definidas em apenas uma pessoa.
Após criada a persona você pode criar a sua estratégia de conteúdo e começar a conversar com ela. Os seus gostos, comportamentos, necessidades, dores e desejos, devem ser iguais às do seu cliente ideal para que você seja mais assertivo na comunicação.
O que é funil de vendas?
Bom, agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo, vamos falar um pouco sobre o funil de vendas. E, você deve estar se perguntando, o que é o funil de vendas e o que ele tem a ver com o marketing de conteúdo?
Lembra que eu disse que o marketing de conteúdo, é o conjunto de estratégias onde você deve aplicar conteúdo para conversar com o seu público? Devemos entender, que o seu cliente pode estar em uma etapa do processo de compra e outro cliente em outra etapa, e nesse caso, o tipo de comunicação é diferente para cada um.
Desse modo, você não poderá usar uma mesma comunicação para pessoas em estágios diferentes, por isso é importante, antes de montar a sua estratégia, entender em qual etapa do funil de vendas o seu cliente está.
Topo de funil
O topo do funil é o momento de descoberta. É o primeiro contato, onde a pessoa é atraída para despertar o interesse.
Nessa etapa não é o momento de citar a empresa, é preciso criar conteúdos mais amplos que tenham como objetivo educar a pessoa.
Meio de funil
O meio de funil é a etapa que chamamos de reconhecimento do problema e a consideração da solução. Nesta etapa o seu futuro cliente está em busca de resolver as suas necessidades, mas ainda não sabe muito bem como fazer isso.
É a etapa em que a pessoa já identificou o problema e etapa buscando como resolve-lo. É nessa etapa que você deve oferecer mais ajuda e educar o lead a ponto de incentiva-lo para a próxima etapa que é a decisão de compra.
Fundo de funil
O fundo do funil é a etapa de decisão de compra. Falando em termos mais técnicos é onde os leads qualificados se tornam oportunidades, ondem as pessoas interessadas podem se tornar clientes reais.
É nessa etapa que é estabelecida uma relação de confiança e a pessoa começa a te ter como referência.
Como aplicar o marketing de conteúdo?
Pronto. Já sabemos o que é marketing de conteúdo e funil de vendas, agora é só planejar, criar o conteúdo para cada etapa do funil, e aplicar as melhores estratégias.
Pesquise, entenda bem o seu público, estude a jornada de compra do seu cliente ideal e depois de feito todo o planejamento comece com as ações.
Por fim, lembre-se que o marketing de conteúdo é uma atividade de médio a longo prazo, mas que ao produzir conteúdos relevantes você pode atrair potenciais clientes que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.
Para saber mais sobre esse assunto ou acessar outros conteúdos de marketing digital, leia o nosso blog.