Começamos este post com uma perguntinha básica: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Pois é, não existe! E a sua empresa, independente do seu porte, segmento ou faturamento, não pode ficar de fora dessa.
O site é a presença digital mínima que o seu negócio precisa para iniciar sua estratégia de Marketing Digital, e ele será seu principal canal de contato com o seu cliente.
Neste post vamos abordar alguns benefícios que o website com domínio próprio pode trazer para sua empresa. Mas antes de falar desses benefícios, precisamos desmistificar algumas objeções que surgem em várias reuniões com clientes, que sempre perguntam:
Será que eu preciso de um site?
1 – Tenho um negócio local. Por que ter um site se não vendo pela internet?
É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade.
Não importa qual é o seu negócio, seja ele uma marmitaria, um curso de idiomas ou uma fábrica de velas, se o seu potencial cliente realiza uma busca pelo serviço que você presta, e vê o nome da sua empresa estampada nos resultados dessa busca, ela ganha mais credibilidade e autoridade.
O seu site é responsável por deixar as primeiras impressões sobre seu negócio, é o primeiro canal de contato que seu potencial cliente deve se relacionar.
2 – Minha empresa é pequena, por que preciso de um site?
Justamente por isso. Se sua empresa é pequena, e você tem o sonho de ver seu negócio prosperar, mas não sabe por onde começar, comece pelo site.
É com o seu site funcionando a todo vapor, que você pode iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, para fazer a tração inicial do seu negócio e aí o céu é o limite.
Além do mais, o Marketing Tradicional ainda tem um alto custo de investimento para empresas que estão no início, enquanto que o Marketing Digital tem menor custo e é muito mais fácil de analisar os resultados que ajudam na tomada de decisões, para alcançar cada vez mais rápido, os resultados que você espera para seu negócio.
3 – Mas eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site.
Sim, concordamos que é fundamental ter sua página do Facebook ativa, mas um não substitui o outro.
Para se ter uma ideia, se a sua empresa não tiver um domínio próprio na internet, é quase impossível realizar uma campanha de E-mail Marketing eficiente. Você pode até conseguir disparar e-mails em massa utilizando seu endereço do Gmail ou Hotmail como remetente, mas para onde você vai levar o lead que recebeu este e-mail? Para a sua página do Facebook?
A rede social deve ser um complemento e sim, é extremamente importante para sua estratégia online, mas de novo, não vai substituir seu site. Agora que já falamos sobre as principais objeções dos clientes, vamos para o que interessa, vamos falar dos reais benefícios que o seu site pode trazer para o seu negócio, para que preciso de um site?
Por que devo ter um site?
Para ser encontrado
Você pode ser o melhor profissional, pode ter o melhor negócio ou produto, mas não adianta nada se você não for encontrado.
Um site otimizado para as pesquisas de busca faz as pessoas e potenciais clientes te acharem com mais facilidade.
Para ganhar autoridade no mercado
Quando você resolve as dúvidas do seu cliente, você gera autoridade no mercado. Além de tornar a sua marca mais profissional, através de estratégias de conteúdo você aproxima o seu público, ensina e mostra que o seu produto é a solução da dor dele.
Dessa forma, você pode ser o diferencial que ele procura para a tomada de decisão. Através do Inbound Marketing você atrai o seu cliente e o conduz até a compra.
Para expandir seu negócio
Se você tem como objetivo expandir, crescer e evoluir o seu negócio você precisa de um site. Mais que isso você precisa de uma estratégia de marketing digital.
Quando falamos em expansão estamos falando em crescimento. Dessa maneira, o crescimento pode ser proporcionado por estratégias de marketing digital onde os resultados são mensuráveis.
Para se relacionar com sua audiência
A forma de consumo mudou, o cliente pesquisa muito antes de consumir, ele tem mais acesso às informações e por isso está mais atento e procura mais as soluções dos problemas e como pode resolver.
O seu site é como se fosse o seu escritório virtual, é o primeiro contato, então o seu site precisa ter todas as informações de contato e redes sociais e ser um site rico em conteúdo relevante e informações pontuais para que o usuário tenha o interesse.
Formas que funcionam bem para reter o tráfego no seu site:
- Blog
- Material rico
- Responder comentários Blogs
- FAQ
- Treinamentos online
- Chat
Dessa forma concluímos que o site é uma estratégia básica do Marketing Digital com foco em resultados. É o primeiro canal de contato com o cliente e que pode gerar toda credibilidade, ser autoridade, relacionar e vender.
Criar um site, escolher uma boa hospedagem de sites, e ter as contas de e-mail para comunicar com o seu público são atividades fundamentais para o sucesso do seu negócio online.
Não sabe por onde começar?